Kurt Kraut

batendo tambor com o Ubuntu

Instalo Linux por cerveja

Na história da divulgação do Linux eventos como Install Fests foram fundamentais. Um punhado de geeks mais experientes se juntam em um local, data e hora para receber outros usuários mais inexperientes com seus CPUs ávidos para receberem uma distribuição Linux.

Há algum tempo estou planejando um Install Fest e tem sido um pesadelo ajustar todos os detalhes. É difícil nos dias de hoje reunir pessoas numa mesma data, hora e local com uma finalidade. Mas, existe uma alternativa tão eficente quanto um grande Install Fest e muito mais fácil de realizar: um mini Install Fest.

Dedique um dia de atenção aquele seu primo chato, estagiário mala ou qualquer pessoa mais digna interessada no Ubuntu com outros interessados em um mesmo local. Um grupo de até 10 pessoas é bastante gerenciável. Prepare no seu poderoso OpenOffice Impress uma apresentação explicando a filosofia do Software Livre e aspectos básicos do Ubuntu. Seja breve, não gaste mais de 1h para isso. Depois, abra um debate, dúvidas dos discípulos e sane as dúvidas mais comuns. Depois, escolha um felizardo, de preferência o mais experiente, e instale na frente de todos o Ubuntu na máquina dele, explicando tudo passo a passo, com todo o carinho. Explique por que tomou cada decisão, explique como funciona o particionamento etc.

Enquanto os arquivos são copiados, é uma boa hora de atacar a geladeira ou fazer um segundo round da sessão de dúvidas/debate. Assim que todos os arquivos forem copiados e o Ubuntu estiver funcionando, explique aspectos gerais do sistema, do Gnome, como configurar internet etc. Depois que todos estiverem confortáveis com o Ubuntu, ligue os outros PCs e deixe que cada dono tente instalar por conta própria o Ubuntu no PC. Apenas dê orientações gerais, tire dúvidas e tente fazer com que um tire a dúvida do outro o máximo possível.

Ë importante se empenhar pela autonomia desse grupo. Nesse dia divino você estará presente para tirar todas as dúvidas. Nos outros, dificilmente estará. Eles terão que resolver cada problema sozinhos e terão que buscar ajuda sozinhos. Portanto, cada dificuldade que encontrarem, ao invés de roubar o teclado e digitar comandos incompreensíveis, mostre a eles como obter ajuda, consultar wikis, fóruns, IRC etc. Apele para o senso crítico deles, a análise lógica. Por que você acha que deu erro ? E o que você acha que precisa para resolver ? São questionamentos importantes.

No final de tudo, como ninguém é de ferro, encerre seu mini Install Fest com uma boa dose de cerveja. Se você realizou um bom trabalho, como forma de gratidão, seus discípulos irão bancar a sua cervejada 🙂 Se essa idéia se propagar, não duvido que encontremos pelas esquinas geeks alcólatras carregando placas dizendo ‘Instalo Linux por cerveja’.

Mas no final de tudo, ébrios ou sóbrios, todos terminarão o dia mais livres do que começaram.

Abraços,

KurtKraut


May 4, 2006 - Posted by | Planetas

6 Comments »

  1. Ótima idéia. A parte que mais deve ser trabalhada, sem dúvidas, é a autonomia do grupo. Ainda mais no Linux, onde dificilmente um novato consegue resolver seus problemas sozinho, deve-se ensinar aos novos usuários a procurar por ajuda, aprender a usar o Google, os wikis, e até mesmo o IRC. Muita gente entra nos canais de ajuda no IRC, perguntam por uma solução rápida para um problema e vai embora. Infelizmente, a maioria das pessoas tem preguiça de ler sobre alguma coisa numa Wikipedia da vida, quer apenas saber que botão apertar para essa coisa funcionar.

    Comment by Thomaz Leite | May 5, 2006 | Reply

  2. Ótima idéia! Estou pensando em fazer uma dessa com os amigos. As partes que acho mais importante é: 1) ensinar a procurar suporte por conta própria:

    – ubuntuforums.org (pros mais chegados em inglês)
    – forum ubuntu brasil
    – irc
    http://www.google.com/linux (salve deus google)
    – pros mais chegados, aqueles brothers mesmo, amigos de infância, eu ensino a me pedir suporte remoto via Gnome (VNC/FreeNX). mas pra um ou dois e só, senão vira baderna

    e também 2) ensinar que a filosofia do software livre é BEM diferente do software proprietário e por isso tem de esquecer muitas das “praxes” do windows e reaprender como as coisas funcionam.

    Valeu pelo texto!

    Comment by Cristiano Canguçu | May 5, 2006 | Reply

  3. Boa bola heim!!!

    Cara, muito bom, acho que você deve colocar isso no Wiki do Ubutu:

    http://wiki.ubuntulinux.org/HowToDoAMiniInstallFest
    http://wiki.ubuntubrasil.org/ComoFazerUmMiniInstallFest

    Eu estava pensando em organizar algo do gênero, mas estava saindo mais difícil que a encomenda. Agora, tá fácil! (só falta o lugar apropriado)

    Obrigado.
    Abraços.

    Comment by Rafael Proença | May 5, 2006 | Reply

  4. Você por acaso não faz parte de um grupo de usuários q estava no FISL? O GULA?
    Grupo de Usuários Linux Alcoólatras?
    Eu já me inscrevi

    Comment by Elton Minetto | May 5, 2006 | Reply

  5. A idéia é realmente fantástica… muito boa mesmo.. vou ver se reúno uma galerinha aqui…

    Abraços

    Comment by Monthiel | May 6, 2006 | Reply

  6. Muito bom o teu texto… Isso me dá idéias… 😉

    Sucesso!

    Comment by Denis | May 7, 2006 | Reply


Leave a comment