Kurt Kraut

batendo tambor com o Ubuntu

Uma linda mulher, escargot e CDs do ShipIt.

Cena do filme 'Uma Linda Mulher'

Eu fico muito chateado quando tropeço em fóruns, no IRC ou em lista de e-mails com usuários de banda larga que solicitaram os CDs gratuitos do ShipIt. Já me rotularam de mal humorado, carrancudo e até de troll por conta disso. Mas eu não posso tolerar a perpetuação do ‘de graça até injeção na testa’. Não é à toa que o TSE proibiu nestas eleições o uso de chaveiros, brindes e outros agrados gratuitos.

O motivo deste post é um vídeo no YouTube de um indivíduo que destrói a machadadas os CDs do ShipIt, sem vergonha de demonstrar o prazer que sentia nisso. Ao ver o vídeo, tire as crianças da sala, tampe os olhos da sua avó pois a violência é explícita.

Esse vídeo não é caso isolado. Já vi fotologs, blogs e outros relatos de pessoas dizendo coisas como ‘pedi para ver se era verdade. Agora que chegou meus 45 CDs, vou jogá-los fora.‘ ou ‘estava com preguiça de fazer o download da ISO‘.

Esses CDs, na minha opinião, só deveriam ser remetidos para eventos, palestras e encontros. Dar um CD do Linux para alguém sem nenhuma explicação extensa ou acompanhamento me faz lembrar a clássica cena do filme ‘Uma Linda Mulher‘. Nele, servem à personagem interpretada por Julia Roberts um prato de escargot. Puseram na frente dela uma refeição exótica, incompreensível e complexa à primeira vista. E os resultados acidentados do filme podem se repetir nos computadores das vítimas que receberam os CDs dessa forma.

Ao dar um CD do Linux ou do Ubuntu mesmo para alguém você tem que deixar esta pessoa ciente do que é o Software Livre, o que é o Linux, o que ela vai precisar para usar, por que é vantajoso para ela usar, quais os requisitos e como e onde obter ajuda.

Pois, sem essas explicações, esses CDs gratuitos são interpretados da mesma forma como os epidêmicos CDs da UOL e AOL: material para recliclagem, lixo, freesbie, porta-copo, decoração de boate etc.

Portanto, se você quer divulgar o Ubuntu de forma apelativa, sim, use os CDs do ShipIt seguindo os preceitos que eu disse acima. Agora se você já tem um amigo, primo, conhecido que já está ávido pelo Linux e irá impreterivelmente experimentar essa novidade, isso já é índio catequizado. Poupe os CDs do ShipIt e de a ele um CDR gravado.

Estes CDs são patrocinados pela Canonical, empresa fundada com recursos do Mark Shuttleworth. O Mark mantém financeiramente, além de iniciativas do Software Livre, atividades de caridade. Cada dólar desperdiçado com um CD do ShipIt mal empregado, é um dólar que deixou de ser usado em favor do Linux. Ou pior, um dólar que deixou de ser usado em uma questão diretamente humanitária.

Se você de fato precisa destes CDs, não tem conexão banda larga ou qualquer outro problema, recorra a página que criei para este fim: CDsNoBrasil. Nela estão indexadas por regiões e versões pessoas que têm estes CDs sobrando. Algumas delas mandam até por correio para você, muito mais rápido que os 2 meses de espera pelos CDs do ShipIt.

Bom, esta aí o meu apelo. Espero poder contar com o bom senso de vocês.

August 17, 2006 - Posted by | Planetas

23 Comments »

  1. Eu acredito que todos os pedidos de cds deveriam ter uma justificativa e para facilitar isso que um grupo em cada país, ou algo parecido, ficasse encarregado de julgar os pedidos e dizer se é merecido ou não. Pedidos quase anônimos causam isso que esse mané fez. Outro fato que vale lembrar é que uma parcela muito pequena faz isso ou algo parecido.

    Comment by Yuri (rockz) | August 17, 2006 | Reply

  2. Eu nunca gostei da idéia de envio de CD’s gratuitamente, na verdade, acredito que deveria haver um limite: 2 cds por pessoa, se esta quisesse distribuir, as mídias virgens custam R$ 0,90.

    O ShipIt ajuda a divulgar o Ubuntu, mas como infelizmente existem RETARDADOS NÂO PROPOSITAIS no mundo, isso também ajuda a banalizar o Ubuntu e o SL.

    Excelente post!

    Comment by Rafael Proença | August 17, 2006 | Reply

  3. Vagabundo tem em todo lugar mesmo.Na minha opinião acabava com o envio, deixaria apenas para quem for apresentar palestras ou algo assim, é inegável, havendo facilidades o ser humano acaba sempre estragando tudo.

    Comment by Agent Orange | August 17, 2006 | Reply

  4. Revoltante o que esse sujeito fez… Não sei nem o que dizer, mas essa atitude reflete a porcaria de sistema q estamos vivendo. A microsoft certamente conseguiu manipular esse ai direitinho! Eh triste, sinto pena dele

    Comment by Luis | August 17, 2006 | Reply

  5. Realmente o linux é muito dificil para algumas pessoas !!!

    Comment by cvalves | August 17, 2006 | Reply

  6. Concordo em gênero, número e grau. Temos essa cultura do “de graça até ônibus errado”, mas como dizia um economista americano “alguém tem que pagar a conta do almoço”.
    Acredito que os CDs deveriam ser limitados aos que são ativos na comunidade.

    Comment by Saulo | August 18, 2006 | Reply

  7. Muita sacanagem isso! No mês passado eu pensei em pedir uns cds para distribuir para possíveis novos ubunteiros, mas no momento eu não ia ter a quem dar.

    Agora que vou dar uns workshops de ilustração com inkscape, fiquei pensando que era uma oportunidade perdida, pois não tenho como receber uma quantidade grande de cds a tempo.

    Depois que vi esse vídeo, fiquei pensando sobre se valia a pena ou não dar os cds… é mais fácil eu gravar e dar p/ alguém (custa muito pouco) do que pedir p/ enviar p/ mim sem saber se o pessoal tá pegando porquê “é de graça”.

    Foda isso…

    .faso

    Comment by .faso | August 18, 2006 | Reply

  8. Eu já acho que a distribuição dos CDs é um dos fatores que ajudou muito na tão rápida divulgação do Ubuntu. É incrível como tem gente que se apega nos CDs por serem “originais”. Conheço gente que não atualiza o Ubuntu enquanto não chega o CD original que ele pediu. Não adianta gravar a imagem e dar o CD para ele. Tirando esses casos mais extremos, acho que por não serem CDs graváveis, muita gente valoriza muito mais: “Olha, esse negócio de Ubuntu é sério mesmo! Tem até um CD bonito.”

    Eu testei o Ubuntu mais cedo pois um amigo pediu os CDs e distribuiu, assim como ele e várias pessoas que conheço. Nos juntamos e pedimos CDs e damos para quem pede (só para quem vai instalar, não entregamos como fazia o UOL e AOL para qualquer um). E agora já perdi as contas de quantos usuários Ubuntu conheço que começaram com um CD que distribuímos.

    Outra coisa que deve-se considerar: banda do servidor também tem custo.

    Comment by Diego | August 18, 2006 | Reply

  9. Cara, eu fiquei abismado e revoltado ao ver o video!
    Como é que pode existir pessoas tão estupidas!
    Eu acho uma falta de respeito com as pessoas que se dedicam a ajudar. Eu acho um absurdo, por exemplo, as pessoas que pedem 10 CD’s, sendo que não usam nem UM cd. Eu particularmente não conheço ninguem que tenha um MAC, porém todo mundo pede CD pra MAC.
    Na minha opinião, deveria ser abolida esta politica de envio, enquanto a sociedade tiver seres ignorantes como este “Animal irracional”, que deixa a Microsoft pensar por ele.
    Porém não pensem vocês que o ato cretino deste infeliz, é um caso isolado, e quanto as pessoas que pedem 10 CD’s só para mostrarem aos outros que tem, ou mesmo para vende-los, sim vende-los a pessoas mais desinformadas, isto também é um desaforo para a comunidade.

    Simplesmente lamentavel.

    Comment by eisen | August 18, 2006 | Reply

  10. Concordo com o artigo. Gente com banda larga pedindo cd em vez de baixar é uma sacanagem! Eu baixo e ainda dou para quem quer testar. Vou na casa do amigo instalo, deixo toda a multimídia funcionando, explico muita coisa e ainda deixo um arquivinho contendo sites com diversas dicas de personalizações e etc. Na próxima versâo vou baixar o DVD e recompilar (http://wiki.ubuntubrasil.org/CustomizandoLiveCD/Dapper) já com tudo de multimídia. Apenas dar o cd não funciona pois o pessoal quer tudo funcionando (DVD, mp3, etc). Se damos o cd do zero dizem: aquele outro sistema faz isso e esse linux não.

    Comment by Éderson | August 18, 2006 | Reply

  11. Pois é, eu parei de pedir CD´s no shipit a partir do momento onde o mínimo que eles mandam são 10 unidades, pois tive problemas para distribuir todos os meus do 5.10, antes era mais fácil eu solicitava somente 2 CD´s um para mim e outro pro meu irmão
    agora,o meu eu só usava mais por garantia caso alguma coisa grave acontecesse e eu tivesse de reinstalar o sistema ou usar o live-cd para reparo.
    concordo com a idéia de enviar quantidades grandes só para eventos.

    Comment by Xterminator | August 18, 2006 | Reply

  12. que debilmental ¬¬
    nunca imaginei que existisse uma pessoa com ‘tamanho’ intelecto pra pedir varios cd’s apenas para destruir …

    Comment by lucas | August 18, 2006 | Reply

  13. Não consigo entender a finalidade deste video, muito menos a perda de tempo. Esse cara deveria ser preso.

    Não concordo que usuários de banda larga não podem solicitar CDs, sou usuário Ubuntu a algum tempo e tenho banda larga. Faço meu papel, distribuindo todos os CDS que recebo, as vezes até fico sem. Mas infelizmente temos que encarar esse tipo de gente. Em breve essa ajuda do Canoical vai acabar e infelizmente a comunidade Ubuntu será diretamente afetada.

    LAMENTAVEL.

    Comment by Roberto Vaz | August 18, 2006 | Reply

  14. eu sou usuario de banda larga,e peço CD’s,
    1º pra evitar q mts pessoas façam pedido. Como varias pessoas na universidade usam eu peço e dou a eles.
    2º Ministro curso de manutenção de micro / linux e acho muito interessante distribuir cds, pois apesar de alguns não usarem, outros se interessam,por ser algo novo e por ser um “windows” que roda do cd.

    Assim como outros citaram acima, tem idiotas em todo lugar, assim como se o windows distribuisse cd, este idiota tb faria a mesma coisa, não eh só pq eh cd de linux que ele fez isso.

    Comment by david | August 20, 2006 | Reply

  15. Eu acho que o ShipIt e o que ajuda e atrapalha o Ubuntu ao mesmo tempo.

    Eu mesmo pedi mtos CD`s qnd conheci o Ubuntu, mas tambem distribui todos.

    Mas, ja vi pessoas com 80 CD`s em casa e me falar que pediu atoa. Ja vi gente queimando, quebrando e arranhando, atoa, so pq tem mtos deles.

    Recentemente, no Dapper, limitaram a dez CD`s. Acho que ta certo, e acho que tem que ir limitando com o tempo.

    Ele deviam permitir que cada um pedisse 2 ou 3 e que so os usuarios do launchpad.net pedissem muitos CD`s porque eles nao vao pedir coisa atoa, vao pedir pra eventos, e coisas do genero, ai podiamos ter um sistema muito mais rigoroso, “a prova” de pessoas mal intencionadas. Assim eles poderiam ter a identidade do cara, ou pedir um Karma minimo. Algo que comprovasse que o cara e ativo na comunidade, que nao vai fazer sacanagem.

    Comment by Lucas Arruda | August 21, 2006 | Reply

  16. Acho sacanagem utilizar o serviço do shipit de maneira irresponsável, e muito pior ainda destruir os cds ou deixá-los apodrecendo.
    Mas a utilização de tal serviço pelos usuários é uma coisa boa. Eu talvez não chegasse se quer a conhecer o Ubuntu e instalar o sistema se não fosse o envio das cópias gratuitamente. Moro no interior e o contato com algo físico é importante para mim… Sem a possibilidade de viajar para a capital, esses cds são o único contato físico com a comunidade que vou ter por um bom tempo.

    Comment by Zohguy | November 17, 2006 | Reply

  17. Gente, vou ter que discordar em alguns pontos!

    Pra começar, que eu conheci o Ubuntu, e virei usuário, por ter ganhado um CD do 5.04. Coloquei no PC e achei fascinante aquilo rodando direto do CD! Incrível! Então, comecei a pesquisar e a conhecer mais.

    A pouco tempo, pedi 10 cds, claro que eu já tinha em mente à quem dar. Desses 10, (tirando 1 pra mim), 6 usuários novos surgiram! E os outros 3, agora respeitam a magnitude do Linux.

    E quanto à solução, eu acho que deveria ser limitado a 5 cds por pessoa, e conforme o país, na hora do cadastro, a pessoa teria que informar o número de 2 documentos.

    E pessoal, não se abalem por causa desse estúpido! Ele é apenas um, nós somos milhares ao redor de todo o mundo!

    Abraço!

    Comment by Raphael Headbanger | March 19, 2007 | Reply

  18. quando eu assistir pela a primeira vez o filme uma linda mulher eu fique sei la me sentir outra…pq ele fala de discriminaçao.o advogado do ricao ele zuava com a cara da vivian a ex-prostituta…eu agora so penso nesse filme lembro do sorriso do ricao la..pra termina eu amei o filme se passa 1.000 vezes na TV 1.000 eu assistirei…

    Comment by janaina | April 10, 2007 | Reply

  19. […] assunto já foi discutido pelo KurtKraut, mas vale enfatizar: só peça os cd’s se você realmente precisar. Além […]

    Pingback by CD's do Ubuntu: Passe a diante « Sfair | May 30, 2007 | Reply

  20. […] assunto já foi discutido pelo KurtKraut, mas vale enfatizar: só peça os cd’s se você realmente precisar. Além […]

    Pingback by Sfair’s blog » Blog Archive » CD’s do Ubuntu: Passe a diante | August 13, 2007 | Reply

  21. […] assunto já foi discutido pelo KurtKraut, mas vale enfatizar: só peça os cd’s se você realmente precisar. Além disso […]

    Pingback by CD’s do Ubuntu: Passe a diante « blog do K1K0 | September 7, 2007 | Reply

  22. Todos deveriam reportar aquele vídeo para o Youtube.
    Clique em FLAG escolha um motivo qualquer e mande aquele retardado para PUTA QUE PARIU.

    Desculpem se não estou sendo razoável, mas poxa, além de irritar uma porrada de gente, ainda destrói o carpete dele e desperdiça dinheiro alheio.
    Reportem o vídeo, postem em seus blog s peçam para os visitantes reportarem.

    Comment by programad | March 17, 2008 | Reply

  23. […] Está é uma ótima opção para conferir um acabamento legal aos cd’s gravados, ajudando a economizar os recursos do shipit. […]

    Pingback by According to Sfair » Blog Archive » Capas para cd’s do Ubuntu | March 13, 2009 | Reply


Leave a Reply

