Kurt Kraut

batendo tambor com o Ubuntu

Oráculo para o Guia

Cenas do filme 'Matrix'

Depois de pedir um pouco de açúcar para o Guia Ubuntu Brasil, agora peço um pouco de clarividência. Para quem está comendo mosca, o Guia Ubuntu Brasil é uma versão adaptada, modificada e melhorada do Ubuntu Guide feito pelo malaio Chua Wen Kiat. Nele, uma série de procedimentos básicos do Ubuntu são descritos, desde gerenciar usuários até montar partições, sendo um farto ponto de referência para os usuários inciantes e até mais experientes.

Minha intenção pessoal é conduzir o Guia mais ainda para o usuário iniciante. Como a quantidade de informações contidas no Guia é extensa, de embaralhar a vista, além de dividir em páginas menores por categorias, queria disponibilizar um Oráculo para o Guia, como anunciado em reunião previamente.

Este Oráculo seria um código feito em PHP ou equivalente que geraria uma caixa de texto no site do Guia para que o usuário digite sua pergunta, por exemplo, ‘Como instalar os drivers da NVIDIA ?‘. O código do Oráculo iria verificar numa tabela de palavras-chave que perguntas contendo *instalar*nvidia* devem ser respondidas com uma página X do Guia, e irá apresentar ao usuário as páginas que ele achou que devem conter a resposta. Assim, basta o usuário fazer sua pergunta como se fizesse via IRC ou via mailing-list e terá sua dúvida sanada pelo Oráculo.Além do Oráculo perguntar se a página que ele indicou atende a dúvida, ele irá registrar com precisão todas as perguntas que ficaram sem resposta. Assim, nosso Time de Documentação pode desenvolver documentação seguindo a demanda real dos usuários. Fora a divisão de páginas por categoria e a implementação do Oráculo, pretendo aplicar o layout ganhador feito pelo vdepizzol para o concurso de design para o Guia e publicar versões em PDF.

Bem, agora vem a convocatória: se você é programador PHP, Python, Perl, Ruby etc e gostaria de desenvolver o Oráculo, por favor, me acione pelo e-mail ubuntu[em]kurtkraut.net. O código do Oráculo deverá ser distribuído em licença GPL ou similar.

Não pense que ‘ah, como o Kurt anunciou no Planeta, com certeza alguém vai se oferecer’. Nada disso meu caro. É difícil achar programadores que dêm apoio a esses projetos de documentação, portanto, seja você um Darth Vader da programação ou um iniciante, ofereça a sua ajuda !

Qualquer dúvida é só perguntar,

August 12, 2006 - Posted by | Planetas

9 Comments »

  1. Acho super interessante a iniciativa, tomara que consigam concretizá-la, certamente melhorará a performance das/os usuárias/os.

    Comment by Shirlei | August 14, 2006 | Reply

  2. tá, eu sou programador PHP .. posso tenta ajudar o projeto sim, já que uso bastante o guia…

    Comment by Thiago Paes | August 14, 2006 | Reply

  3. Como iniciante do Linux (Ubuntu) – 2 semanas apenas – tenho que concordar integralmente com o KurtKraut, pois estou levando uma “surra” danada neste início, mesmo com a ajuda do pessoal do #ubuntu-br, inclusive do próprio Kurt.
    É realmente uma quantidade de informações muito grande e alguém sem experiência como eu, fica muito perdido.
    Além disso, constatei que há muita informação importante ou interessante dispersa em outros sites do pessoal da comunidade e que poderia estar centralizada no “Oráculo”, beneficiando, como proposto, em especial os iniciantes como eu.
    Não entendo quase nada de microinformática, mas sou Analista de Sistemas de grande porte. Venho de uma carreira de 23 anos de informática no Banco do Brasil, onde me aposentei como Gerente de Normas e Padrões de TI, tendo hoje empresa própria.
    Por isso, com a bagagem que carrego, disponho-me a colaborar na parte de documentação deste projeto, o que ajudará tanto a integrar-me com a comunidade Ubuntu quanto me instruir quanto a este novo ambiente.

    UpMarc

    Comment by UpMarc | August 21, 2006 | Reply

  4. Eu tb sou programador PHP, e me ofereço p/ ajudar o projeto.

    Comment by Franco | August 23, 2006 | Reply

  5. Percebo que há uma iniciativa crescente pelo uso destes programas atualmente.

    Contudo, precisaria me informar mais sobre o uso destas ferramentas em seus aspectos técnicos para poder opinar de maneira clara.

    De qualquer forma, o parabenizo pela boa-vontade em ajudar e criar ferramentas de busca voltadas para um usuário iniciante e também pela inserção e compartilhamento de informações com outros profissionais.

    Comment by Renata Lamas Galvani | August 26, 2006 | Reply

  6. Bem acredito que seja de fundamental importancia ter um guia para usuarios iniciantes mesmo porque nos iniciantes ficamos bem perdidos quando deparamos com algo em que não sabemos. Vai ser de muita ajuda os iniciantes nesse tipo de programa

    Comment by Ludimila Kyrath | August 28, 2006 | Reply

  7. Existem centenas de maneiras viáveis de fazer esse tipo de programa. Poderia ser na forma de bot no mIRC, bot no MSN, bot flash em algum site, etc…
    Os bots podiam ser programados para “enteder” palavras específicas em uma frase e remeter o usuário a uma página específica, como o bot da Encarta no MSN ou mesmo responder pessoalmente ao usuário, como bots baseados no A.L.I.C.E. fazem.
    Mas acho que o mais interessante mesmo seria um bot onde os usuários além de fazer perguntas pudessem inserir conhecimento através de alguma linguagem simples. Ia ser demais.

    Comment by Zohguy | November 18, 2006 | Reply

  8. Acho interessante a ideia do Oráculo, só não vejo o porque da necessidade de se criar um código PHP para isso. Participo de uma outra lista (o tema é informática, e SL, aplicados aos problemas do legislativo) e nela colocamos um tópico nesse estilo, só que usamos recursos do próprio google, que faz a pesquisa do assunto que o usuário pediu, mas antes filtra e permite a busca apenas em mensagens do fórum. Segue abaixo link para a tal busca, que é mais facil e rápida de ser implementada.

    http://genesis.interlegis.gov.br/tecnologia/lista/

    Comment by Cristiano | November 24, 2006 | Reply

  9. Aloha,

    O Google não pode ser usado para essa aplicação. Ele faria uma busca pelo conteúdo da resposta, o que é absolutamente desinteressante. O que é ideal é que as perguntas e respostas sejam orientadas.

    Se o usuário não sabe o que é GDM não adianta um artigo discorrer sobre todas as opções dele. O Oráculo tem que saber que ‘Como configuro a tela de login’ deve ser respondida com um tutorial sobre GDM, efeito que o Google ou search engines prontas produzem apenas por acidente e não por design, entende ?

    Comment by Kurt Kraut | November 24, 2006 | Reply


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: