Kurt Kraut

batendo tambor com o Ubuntu

Lançado Dapper para Niagara (SPARC)

Foto de um servidor T1000 com um processador UltraSPARC

Fabio Massimo Di Nitto anunciou hoje o lançamento do Ubuntu Dapper Drake para servidores de arquitetura Niagara (processadores UltraSPARC de 64 bits com 4 a 8 núcleos). Esses pequenos servidores, de dimensões próximas a um aparelho de DVD, suportam até 32gb de RAM. O brinquedo custa a partir de U$2.995. É um grande passo para o nosso sistema no mundo corporativo e o Ubuntu para SPARC vem desmentir que trata-se é apenas uma distribuição para desktop. No mundo dos servidores, já começamos e muito bem.

O Ubuntu para SPARC vem com todos os benefícios da versão para servidores, como instalação fácil do LAMP, e também outras novidades como melhor integração com clusters e SANs, gcc, glibc e kernel já otimizados para a arquitetura Niagara por padrão e detecção do hardware encontrados nesses servidores.

Agora o que muda para você, usuário desktop, o lançamento do Ubuntu para servidores da Sun ? É bem simples: além de fortalecer a comunidade, teremos mais usuários profissionais, mais documentações irão surgir, mais gente se empenhará em relatar bugs, a Canonical terá uma arrecadação maior.

Clientes corporativos são o que mais consomem suporte e a Canonical sobrevive prestando serviços de suporte e customização do Ubuntu. Como esta empresa contrata os principais desenvolvedores do Ubuntu, é provável que os novos clientes criados pelo uso dos servidores Niagara sustentem a contratação de mais desenvolvedores.

As imagens já estão disponíveis para download em todos os mirrors do Ubuntu. Foi também disponibilizado um similar ao Netinstall do Debian, uma pequena imagem de CD que serve apenas para dar boot e baixar os demais pacotes.

June 16, 2006 - Posted by | Planetas

4 Comments »

  1. É isso aí!!

    Com o Ubuntu, aos olhos do mundo corporativo Linux deixa de ser coisa de nerd idealista.

    Parabéns!

    Comment by Luiz Ricardo | June 17, 2006 | Reply

  2. Só uma correção. Não são 4 ou 8 processadores….na realidade a linha Niagara é formada por servidores com apenas 1(Um) processador ,chamado T1,mas com 4 ou 8 núcleos, de 1Ghz ou 1.2GHz. Essas máquinas são “best performance” em tudo. Oracle, Web, Apache..etc..etc..etc..Essa máquina é um “avião”..já bateu todos os “Records” que competiu. Para 2007 deverá aparecer um processador com 32 núcleos…vamos esperar pra ver……

    Comment by Roberto Ambrozio | June 18, 2006 | Reply

  3. Aloha,

    Grato pelo aviso. Irei corrigir no artigo. Mas.. 32 núcleos ?! Meu Deus ! Será que para economizar energia a gente pode aquecer água com um processador desses ?😛

    Comment by KurtKraut | June 18, 2006 | Reply

  4. Here are some links that I believe will be interested

    Comment by sjytuyioiu | August 9, 2006 | Reply


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: