Kurt Kraut

batendo tambor com o Ubuntu

Participar não é aderir

Há uma forte incompreensão sobre como participar da comunidade do Ubuntu e comunidades ligadas a GNU/Linux em geral. Participar não é aderir. Participar é ter a possibilidade de protagonizar uma ação e eventualmente fazer uso dessa possibilidade.

Em outras palavras, o fato de você marcar presença no #ubuntu-br da Freenode, ou estar nas listas de e-mails do Ubuntu Brasil não o faz participar da comunidade. Isso é apenas uma adesão. A comunidade só é sustentável, ou seja, sobrevive ao longo do tempo por meios próprios, quando a participação de seus usuários é maciça. Então, quando é que você vai protagonizar uma ação em nossa comunidade ?

Outra grande fatia de responsabilidade pela sustentabilidade de uma comunidade é seu ciclo produtivo e de conhecimento. Você usufrui de um Ubuntu quase que completamente em português. Você já devolveu esse benefício para a comunidade ? Já retornou com alguma contribuição por você poder usufruir de uma interface em português ? Você já tirou a dúvida de alguém por e-mail ou só recorre a lista de e-mails quando você precisa de ajuda ? Você distribuiu os CDs do ShipIt que pediu ou eles estão pegando poeira na sua casa ?

Uma boa forma de começar a devolver para a comunidade os benefícios que você tira dela é o projeto T.O.B.U.N.I.T.O. Fácil, rápido, indolor e IMPORTANTE forma de protagonizar uma ação dentro da comunidade.

Se a água do mar não evaporasse, chovesse e alimentasse os rios que desaguarão denovo no mar, não teríamos mais água potável. Fica fácil então entender que se quisermos continuar como estamos hoje sustentando a comunidade brasileira do Ubuntu, temos que manter esse ciclo funcionando, portanto, participe você também e estimule seus amigos, conhecidos, alunos etc recém-chegados no Ubuntu a terem esse espírito comunitário também.

Abraços,

KurtKraut

April 17, 2006 - Posted by | Planetas

2 Comments »

  1. Simplesmente, Perfeito!
    Kurt.. parabéns por expressão tão bem o que devemos pregar sempre!
    []´s

    Ps.: É projeto T.O.B.U.N.I.T.O..🙂 O “U” é de Ubuntu..😉

    Comment by Fábio Nogueira | April 17, 2006 | Reply

  2. Eu estava aqui pensando que para ajudar eu deveria sei lá, entrar para algum grupo de gente que ajuda mais diretamente mas depois que me apelidaram no trabalho de “ubuntu” por fazer propaganda dando todos CDs, ou respondendo nas listas que participo e ainda escutar brincadeiras de que eu devo ser o “o único usuário de ubuntu do Brasil” hehehe…

    Seu texto só me estimulou mais a continuar fazendo o que der pra contribuir, do meu modo.

    Parabéns pelo ótimo texto.

    Comment by Allen | April 17, 2006 | Reply


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: