Kurt Kraut

batendo tambor com o Ubuntu

Mulher, revele-se !

Quem anda pernambulando o Planeta, o #Ubuntu-BR ou a lista de e-mails do Ubuntu Brasil deve ter notado a ausência de mulheres ativas na comunidade.

Não que elas não existam, estão sim por aí usufruindo do mundo do software livre. Mas muitas têm medo de se expor e a culpa é toda nossa. Somos nós homens que as pré-julgamos como inaptas para computadores ou trabalhos intelectuais. Somos nós que damos CDs do Ubuntu para nossos amigos e não para nossas amigas. Somos nós que em qualquer ambiente não perdemos a oportunidade de assediá-las ao invés de dar suporte para que participem do mundo do Software Livre.

Já existem grupos maduros de apoio a atuação da mulher no mundo do software livre, como o UbuntuWomen. O objetivo NÃO é separar homens e mulheres e sim juntá-los. Encorajar as mulheres a colaborarem com a comunidade, relatando bugs, fazendo documentações, dando suporte a outros usuários por e-mail ou IRC, ou simplesmente usar o Ubuntu.

Minha intenção é formalizar essas atividades aqui no Brasil através do Ubuntu Brasil. Vamos apoiar, encorajar e convidar mulheres a atuarem conosco no Ubuntu. Um exemplo fácil de citar é o grupo de tradutores brasileiros do Ubuntu que conta apenas com uma mulher dentre 77 homens.

Para que esse trabalho seja realizado, primeiro gostaria de estimar quantas mulheres usam o Ubuntu ou se envolvem de alguma forma, mesmo que anonimamente, com nossa comunidade. Portanto, você mulher, me envie um e-mail ou um comentário anônimo. Dê algum sinal de vida para que eu possa quantificar que você existe.

Depois de conhecer o perfil de gênero da nossa comunidade, queria incentivar ações de inclusão das mulheres em nossa comunidade. Por exemplo:

1) Incentivar a divulgação do Ubuntu para mulheres.

Dos seus amigos que usam Windows e você azucrinou até aceitarem experimentar um LiveCD, quantos eram mulheres ? Que tal dedicar um dia a sua amiga/namorada/vizinha/mãe e ensiná-la a usar o Ubuntu e apresentá-lo como opção de sistema operacional ?

Que tal criarmos um dia/semana anual de divulgação do Ubuntu para mulheres ? A idéia seria nos comprometermos nesse dia/semana a divulgar, ensinar, estimular e trazer para o mundo do FLOSS e do Ubuntu mulheres do nosso ambiente de trabalho, escola, vizinhança que ainda estejam utilizando software proprietário.

2) Sensibilizar os homens da comunidade para respeitarem a participação da mulher.

Orientar os participantes dos canais de IRC, Planeta, listas de e-mails, fóruns e demais veículos a tratarem com igual respeito e dignidiade qualquer usuária que recorra a esses meios, sem sexismos, assédios, piadas de mal gosto ou preconceito. Salientar que mulheres não devem ser tratadas como especiais ou inferiores na comunidade e sim simplesmente iguais a qualquer um.

3) Fomentar a participação da mulher na comunidade.

Estimular que mulheres usuárias do Ubuntu participem da tradução do sistema, da lista de e-mails, do canal de IRC, Planeta e etc. Como exemplo, contamos com nenhuma mulher no nosso quadro de autores do Planeta. Fica aqui o convite para autoras a se candidatarem seguindo as instruções desse link.

Qualquer comentário, sugestão, manifestação, apoio, idéia ou previsão de números da MegaSena, não hesite em me contactar por e-mail: ubuntu@kurtkraut.net.

Abraços,
KurtKraut

[Comentar este artigo][Mais artigos do mesmo autor]

March 29, 2006 - Posted by | Planetas

2 Comments »

  1. Minha namorada usa Ubuntu quanto ta la em casa normalmente.

    No comeco ela reclamava comigo que nao era Windows, mas so ate ela perceber que so muda o nome dos programas e por onde entra neles.
    Ela tb reclamava que nem todas as rádios funcionavam, mas eu já resolvi esse problema a mto tempo.

    Minha mae tb usa de vez em qnd. Ela tem mais dificuldade, mas pra tipo de uso dela indifere se é Windows ou Linux. Ela se vira mto bem nele. Tudo é bem intuitivo.

    Alem das duas, tambem já usaram ele, minha cunhada, uma amiga da minha namorada, namorada de amigos do meu curso (na faculdade) no comeco so perceberam o visual diferente, mas usaram normalmente tb.

    Comment by Lucas Arruda | March 30, 2006 | Reply

  2. Revelando-me… rs

    Sou usuária linux desde 99. comecei com os extintos conectivas.

    Meu pai era usuário linux. Computaca entusiasmado da época dos disquetes de 5/7. Cansado dos bugs do windows, migrou pro linux… levando a familia junto. Depois de uns tombos não mto bonitos, tirou até o lpi…

    Aqui em casa tinhamos então uma rede, um servidor que era tanto pra internet quanto pra impressão rodando um conectiva, mais 3 dependentes, 2 linux e 1 windows.

    Meu pai faleceu em 2004, e assistencia técnica pra linux não é uma das coisas mais simples de se encontrar.

    depois de vááários problemas com técnicos, somente o servidor foi mantido em linux. Agora com um debian.

    1 ano e maio, mais ou menos, foi o suficiente pra mim usando windows. Cruzei com um Hardy Heron, e só então notei quanta falta eu tinha sentido do bom e velho linux!

    Formatei meu pc (que particionar hd que nada!) instalei a garça e aqui estou!

    Sou estudante de design digital, e vejo entre meus colegas de classe tanto preconceito entre so’s… não só contra os linux… os macs tb…
    Particularmente eu prefiro ter pelo menos um conhecimento bascio, de usuário de todos eles.

    Quanto aos softwares gráficos, bom… naturalmente eu, muito antes de ouvir falar em photoshop já estava tendo minha brigas com o Gimp (q por acaso evolui lindamente! rs).

    Ainda não me acertei com o inscape… mas pra evitar qualquer critica alheia, eu instalei uma virtualbox, e rodo um windows xp, com um illustrator cs3 e um photoshop cs2 sem maiores problemas.

    Ja encontrei minhas pedras, mas tem muitos fóruns ótimos que me ajudaram a resolver praticamente todos meus tropeços até agora.

    Enfim, revelei-me… rs

    Comment by Sophia | July 22, 2008 | Reply


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: