Kurt Kraut

batendo tambor com o Ubuntu

Inclusão Digital com Ubuntu (FAG.edu.br)

Está e uma das várias imagens disponíveis do projeto de Inclusão Digital da Faculdade Assis Gurgacz. Para divulgar o projeto, optei por fazer uma entrevista colaborativa. Convidei os usuários da Lista de Discussão do LoCoTeam Brasileiro para fazerem algumas perguntas sobre o projeto ao Daniel Kühl, um dos responsáveis pelo projeto.
OgMaciel: Sei que voces devem estar cansados de responder esta pergunta, mas… Qual é o objetivo deste projeto a curto e longo prazo?

Daniel
: O objetivo do projeto a curto prazo é levar às pessoas que não tem como ter um curso ou um acesso à internet. A longo prazo é incluir essas pessoas no mundo digital, para elas saberem como usar e o porque usar a tecnologia hoje disponivel e acessivel a elas.

lucasd: Como surgiu a idéia do ônibus com computadores?

Daniel: A idéia surgiu do Diretor Geral da faculdade, ele propôs a idéia e nós executamos em conjunto com outra empresa do mesmo grupo, a Eucatur, que cedeu toda a infraestrutura necessária (ônibus, motorista, móveis internos) bem como o acabamento e reforma dos ônibus, já a equipe de informática da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) ficou responsável pela configuração e instalação dos computadores, redes e servidores, bem como sua manutenção.

lucasd
: Como foi a reação das pessoas ao conhecer o projeto?

Daniel
: As pessoas ficam encantadas, elas não acreditam que um projeto como esse era possível de ser feito, e quando informamos que o projeto é para a comunidade eles ficam mais espantados ainda.

Elton Lima: Como foi produzido o ônibus e como é feito a infraestrutura para a conexão e o acesso?

Daniel: O ônibus é de uma frota da empresa do mesmo grupo da FAG, a Eucatur, ela ficou encarregada de conseguir os onibus e prepara-los para receber toda a infraestrutura de redes. A conexão das estações com a internet é feita por meio de um Servidor IBM xSeries, que é conectado a internet por meio de ADSL, essa ADSL, foi feito um acordo com a Brasil Telecom de eles fornecerem a internet nos pontos onde o onibus é deslocado, geralmente em feiras de eventos e em escolas. Atualmente não existe restrição para o acesso a internet.

Magnus: quando ele começa a rodar o brasil?
Daniel: A princípio o projeto restringe-se a Cascavel /PR e a cidades da região.

Magnus: vao ser quantos onibus?

Daniel: Atualmente já estão prontos 4 ônibus, em 2006 serão feitos mais 8 onibus como esses, totalizando 12.

Elton Lima: Com a meta de realizar a inclusão digital, como é formado o auxilio dos profissionais para o auxilio e o acesso aos computadores, como é feito o controle de acessos?

Daniel: Os profissionais que fazem o auxílio e o acesso são estagiários do curso de Informática de faculdades da região. O controle de acesso interno ao onibus é feito da seguinte forma: na escolas, fica a direção encarregada de organizar turmas e horários, a prefeitura da cidade cede gentilmente um profissional responsável por ensinar às pessoas. Já quando está em feiras e/ou eventos, o acesso ao onibus é sem restrição, pois o onibus vai esses eventos somente para prover o acesso a internet aos interessados e para mostras mais sobre o projeto, não existe cursos nesses eventos.

MarioMeyer: Este é um projeto implementado apenas no Brasil? Ou vocês sabem de algum outro projeto similar em outro país?

Daniel: Sim, já ouvimos e vimos falar, em São Paulo existe um projeto nessa linha, não me lembro o nome.

Marcelo Mendes: Pelas fotos percebe-se que há muitas crianças, seria esse o público alvo (crianças)? Se sim, existe interesse posteriormente em expandir para atender a jovens e adultos?

Daniel: O público alvo são todas a idades, na ocasião das fotos uma turma de crianças estava utilizando a infraestrutura do onibus.

lucasd
: Quais os futuros planos para projeto? Vocês pretendem colocar mais ônibus, ou passar a circular em outras cidades e estados?

Daniel
: Sim, em 2005 foram feitos 4 onibus identicos para o projeto, em 2006 serão feitos mais 8 ônibus. Eles cicularão pela cidade de Cascavel/PR e cidades da região. Não existe planos para outros estados.

MarioMeyer: Se outras entidades e/ou pessoas estiverem interessadas em ajudar o seu projeto, como devem proceder?

Daniel: Atualmente esse projeto é feito em parceria com o Governo Federal, pelo Ministérios das Comunicações. Atualmente não há uma forma de contribuição, a não ser com sugestões para o projeto bem como sua divulgação.

MarioMeyer: Se outras entidades e/ou pessoas desejarem implementar projetos semelhantes, poderiam pedir ajuda à vocês? Este know-how pode ser compartilhado? Se sim, como devem proceder? Quem devem procurar?

Daniel: Sim, podem pedir. O projeto é para a comunidade. O know-how pode ser e será compartilhado, para pedir essa ajuda, e/ou mais informações sobre o projeto, pode-se entrar em contato com Odirlei Antonio, pelo email odirlei@fag.edu.br e daniel@fag.edu.br

Marcelo Mendes: Que tipo de abordagem é feita para divulgação do projeto nos locais por onde esse ônibus “livre” passa?

Daniel: Em escolas, a própria escola/direção fica encarregada disso. Em eventos, ele fica parado num local estratégico com banner explicativos, as pessoas interessadas podem entrar para conhecer.

KurtKraut: Por que vocês escolheram o Linux e por que dentre as distribuições Linux o Ubuntu foi utilizado ?

Daniel: Bem, fizemos uma comparação com preços de licenças MS Windows e o custo ficaria muito alto, por isso utlizamos o Linux. A distribuição escolhida foi a Ubuntu porque é uma distribuição que já vinha com os softwares que precisávamos além de ser um projeto promissor e com bastante suporte no site http://www.ubuntu.com

KurtKraut e Ubuntuser: É excelente a idéia de introduzir a informática para pessoas utilizando o Ubuntu. Mas provavelmente estas pessoas quando se depararem com um computador em outra oportunidade, muito provavelmente a plataforma será Windows. Como que vocês lidam com a questão e que tipo de orientação sobre esse assunto vocês passam aos alunos ?

Daniel: Existe esse “mito”, mas o melhor de tudo é que deparamos com pessoas (80%) que nem sequer fazem idéia do que é o “Windows”, e apresentamos a elas o Computador com um sistema operacional instalado, no caso, o Linux. Como as ferramentas utilizadas são de fácil aprendizagem e fazem o que tem que ser feito, não existe essa barreira do “Windows” para nós. Na verdades, estamos implantando já uma cultura Livre para essas pessoas, que quando utilizarem um computador com o Windows certamente perguntarão “Que sistema operacional é esse”?

OgMaciel: De que forma a comunidade Ubuntu Brasil poderia ajudar o projeto?

Daniel: A princípio não tem muito o que ser feito, mas ela pode ajudar enviando sugestões, para o email daniel@fag.edu.br

OgMaciel: Onde encontrar mais informações sobre o projeto?

Daniel: Estarei encaminhado um material completo para o Kurtkraut, ele poderá formatar elas se quiser. Essas informações estarão livremente disponiveis no site do projeto de vocês, que aliás, é uma iniciativa plauspivel! Parabéns.

Agradeço ao Daniel e a todos que participaram enviando perguntas.

February 18, 2006 - Posted by | Planetas

11 Comments »

  1. Amigão.. ficou ótimo mesmo!!
    Parabéns pela iniciativa..
    Ah…. Tira o _BA do meu nick..😉
    []’s

    Comment by Fábio Nogueira | February 18, 2006 | Reply

  2. Olá…🙂 Porque o ônibus é tão fechado? Não podia ter umas janelas mais amplas?

    Comment by Dpadua | February 20, 2006 | Reply

  3. Adorei a sua idéia, se todos usassem a cabeça o Brasil seria um mundo be, melhor.

    Comment by Nivea | February 24, 2006 | Reply

  4. Here are some links that I believe will be interested

    Comment by rtryurhs5 | August 9, 2006 | Reply

  5. Valeu mesmo, estais de parabens. pena que este onibus nao circula o Brasil todo….

    Comment by Rômulo Castro | August 19, 2006 | Reply

  6. vcs estão de parabén pelo trabalho desenvolvido,estão educando para cidadania,gostaria de estar sempre recebendo novidades boas como essa.Valeu mesmo!!!!!

    Comment by Firmina | September 24, 2006 | Reply

  7. Sou professor de informática de uma Universidade do interior de São Paulo, adorei este projeto, gostaria de saber da possibilidade de receber um artigo ou uma publicação deste para que sirva de referência para meus trabalhos acadêmico.

    Agradeço.

    Comment by Gabriel | October 19, 2006 | Reply

  8. Olá…

    Achei seu Blog via Google, Achei super legal a idéia do Onibus…

    Em São Paulo existe sim onibus nesse estilo ele é mantido pela empresa ConectBUS na qual Presto serviços, a minha unidade é um School Bus Canadense… Com 10 Estações rodando Windows XP e Internet pelo sistema VSAT da Consat.

    Gostei muito da Idéia, qualquer coisa pode entrar em contato pelo meu e-mail e trocarmos idéias para Expandir ainda mais o projeto e claro, pegar conhecimentos em comum..

    Abraços

    Comment by Thiago Nalli Valentim | March 7, 2007 | Reply

  9. Gostaria de saber se vocês receberam o material sobre o projeto do ônibus digital. Onde posso encontrá-lo???

    Comment by Marcia Cristina | June 30, 2008 | Reply

  10. Gostaria de saber mais sobre o projeto e os responsáveis por ele, peço para que se possível entre em contato pelo meu e-mail.

    Comment by sedete | March 4, 2009 | Reply

  11. Estamos querendo implementar o projeto onibus digital em nosso município, gostaria de receber o projeto-modelo e a empresa que realizou e padronizou esses ônibus.
    parabéns.
    Décio Junior
    Assessor de Desenvolvimento
    Secretaria de Técnologia da Informação
    Prefeitura de Mangaratiba

    Comment by decio | March 12, 2009 | Reply


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: