Kurt Kraut

batendo tambor com o Ubuntu

PPPoE no Edgy Eft Knot 2

Salamandra

Cansado da estabilidade do Dapper, forrei minha cama com plástico e resolvi instalar o Edgy Eft na versão Knot 2. Trata-se de uma segunda prévia da próxima versão do Ubuntu, a ser lançada em meados de outubro. Como ainda falta um bocado para o lançamento, está longe do sistema estar pronto para uso, portanto, é brincar com fogo.

O primeiro fósforo que risquei foi tentando atualizar o Dapper para o Edgy. Me queimei. Este experimentos rendeu a comunidade 3 relatos de bug. As respostas foram muito rápidas. Um deles foi resolvido em menos de 6h. Mas eu já estava ansioso demais: acendi a fogueira e instalei o Edgy Eft Knot 2 do zero.

E cá estou, escrevendo este post para você. Mas nem tudo foi tão simples. Em menos de 1h de uso já dois erros inesperados aconteceram aqui e também os relatei. Portanto, friso aos aventureiros o devido cuidado para não fazer xixi na cama.

Mas eu diria que o pior problema foi a dificuldade de se configurar uma conexão ADSL com PPPoE. Ainda não está corrigido esse problema mas no Launchpad Andreas Simon nos tras uma solução. Eis ela:

Abra o Terminal ou equivalente e digite o seguinte comando:

sudo gedit /usr/sbin/pppoeconf

Desça até a linha 22 e adicione o símbolo # como primeiro caractere da linha. O mesmo para as linhas 23 e 24, ficando assim:

# elif [ -x /usr/bin/zenity ] ; then
# DIALOG=”zenity”
# X11=”-X”

O vilão do problema é o zenity, que geraria a interface de configuração do PPPoE se não estivesse defeituoso. Comentando estas linhas, estamos desabilitando o zenity e fazendo com que o Xdialog assuma essa função. E chazan, basta tentar rodar o sudo pppoeconf denovo e ele funcionará como no Dapper. O mesmo procedimento vale para o Edgy sendo rodado como LiveCD.

De resto, recomendo todo cuidado. Em caso de incêndio, os bombeiros podem não chegar a tempo.

September 6, 2006 - Posted by | Planetas

3 Comments »

  1. Olá KurtKraut,

    Qual o problema que você teve com zenity? É só me dizer que eu conserto, ok? De preferência reporta em bugzilla.gnome.org. :-)

    Comment by Lucas Rocha | September 10, 2006 | Reply

  2. [...] Na minha máquina, sempre fiz a configuração da adsl através do pppoeconf. Ele não funcionou no edgy. Não lembro exatamente, mas dizia que estava com argumento inválido e sugeria para digitar ‘pppoeconf –help’, mas a mesma mensagem aparecia. Mas acabei de achar a solução (e vários relatos de bugs): http://kurtkraut.wordpress.com/2006/09/06/pppoe-no-edgy-eft-knot-2/ Valeu Kurt! [...]

    Pingback by ADSL e Wireless no Edgy « drenoel’s place | October 18, 2006 | Reply

  3. Otima dica, tio Kurt! Salvou minha pele. Felizmente liguei pro lelebhz que entrou no seu site, me passou as lihas pelo cel e rolou a internet na casa do tio do meu amigo.

    Graças a isso, o ubuntu ganhou nesta tarde mais dois usuarios especiais: eles tem cerca de 60 anos :)

    abraços e vamo que vamo

    Comment by Duda Nogueira | October 21, 2006 | Reply


Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

